AI, QUE SACO! Mas é sustentável?

E aí, tudo certo? Sou Alê Spinelli e junto com minha sócia, Adri Fortuna, em 2018 criamos a marca Ciklo – Uso e Reuso, focada em produtos que possam substituir o plástico no dia-a-dia. A marca surgiu após eu colocar uma meta pessoal na minha vida, no final de 2017: reduzir o lixo e os descartáveis. Comecei a pensar em maneiras alternativas de consumo, o chamado consumo consciente, e descobri um universo incrível e libertador: o movimento “zerowaste”! Ele tem ganhado força, mas ainda precisamos de muitas pessoas engajadas neste propósito, sem achar que isso é um saco. Se for um saco, que pelo menos seja sustentável, rs…

Sacos plásticosNo Brasil são distribuídos cerca de 1,5 milhão de sacolas por hora!
Imagem Reprodução: Band News

Quero dizer ainda que me sinto grata pela Aline ter me convidado para ser colunista do O Coletivo sobre consumo consciente, e espero semear uma sementinha verde na cabeça de quem ler meus textos, que serão relatos e experiências do que vivo, são minhas escolhas. Vamos juntxs pensar sobre lixo? Quem sabe você também adere a este movimento!

Para o tema de estreia, resolvi abordar o mais básico dos básicos – o uso de sacos plásticos – e uma das iniciativas para ajudar o meio ambiente, mas que muita gente ainda não aderiu: as queridinhas ECOBAGS. Vamos deixar de ser um pé no saco do nosso planeta, e agir com responsabilidade?

Você já se questionou?

Você tem ecobag? Se você tem, com qual frequência você utiliza? (conheço pessoas que fazem coleção destas sacolas, mas não usam!). Quantas ecobags você tira da sua bolsa neste exato momento? Você limita seu uso somente para o mercado ou aproveita que vai ao shopping ou a algum bazar descolado e leva uma contigo? Você deixa as ecobags num local visível para não esquecer? Você se sente orgulhosa e empoderada quando recusa um saquinho plástico ou sacola de papel, só para usar sua ecobag?

Sacos por dia – uma experiência

Já que estou te provocando com minhas perguntas, e minha intenção é realmente cutucar para que reflita sobre isso, faça uma experiência! Veja o movimento nos caixas dos supermercados, nas ruas, nas praças. Quantas pessoas usam sacolas plásticas, que poderiam ser substituídas por sacolas retornáveis? A grande maioria das pessoas ainda pega sacos plásticos para carregar suas compras, pode apostar!

Bom, eu fiz esta experiência! E você terá que acreditar em mim, rs, mas recomendo que faça também! Eu tirei um dia para contar todas as sacolinhas plásticas que cruzavam meu caminho. Ao longo de 20 minutos a pé (2 km percorridos – ida e volta de casa à escola do meu filho), eu contabilizei 52 sacolas plásticas sendo transportadas por diversas pessoas, em seus diversos tamanhos e propósitos: carregar pão, remédio (aquele saquinho minúsculo!), roupas, livros, caca de cachorro (dá pra recolher com papel!), compras de mercado, e muitos outros! Em 1 hora, em média, dá para estimar o uso de 156 sacolinhas de uso único! Num período de 16 horas, menos de 24h, dá para projetar 2.496 sacolas! Eu só não contei o número de pessoas que passaram por mim, para estimar a média por pessoa, mas só isso já é suficiente para ver que o uso de sacola plástica, infelizmente, está descontrolado.

Atitude

No mundo, circulam por ano entre 500 a 1.000 bilhões de sacos plásticos. Um volume monstruoso, né? Imaginem que cada saquinho leva 100 anos para se decompor. É mais do que sabido que as sacolas de plástico são extremamente nocivas ao meio ambiente, pois são leves, de pouco valor para reciclagem, não são biodegradáveis e estão matando nossa fauna marinha. Estamos asfixiando e matando nosso planeta aos poucos. Enquanto leis mais rígidas não impedirem a circulação deste material no planeta, nós – eu e você – precisamos adotar uma atitude de responsabilidade. RECUSE as sacolas plásticas. Pode ser mais simples do que parece! Se você tem dúvidas ou alguma sugestão, participa aqui comigo! Deixe seu comentário que terei prazer imenso em trocar uma ideia com você!

Campanha – Leve sua Ecobag

Foto de arquivo pessoal

Aproveitando o tema, quero reforçar a campanha promovida pelo O Coletivo – um evento que se compromete a ser sustentável desde sempre – leve sua ecobag nos dias 8 e 9 de junho, nosso próximo encontro! Quem levar sua própria ecobag, participará do sorteio de uma cesta de produtos sustentáveis incríveis! Participe!

Alê Spinelli – Ciklo, Uso e Reuso
Coluna | Consumo Consciente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s