Tampa Amiga: uma iniciativa santista que faz a diferença para 150 crianças

Bruno Pompeu Marques, médico, e Dulce Del Santoro, psicóloga, começaram a angariar tampinhas de plástico e lacres de latinhas para entregarem a um grupo que já reciclava os itens em São Paulo, por sugestão da filha do casal. Após a ideia inicial, decidiram arrecadar os itens na cidade de Santos para que, ao invés de revertem a renda para compra de cadeira de rodas, pudessem ajudar crianças carentes em entidades assistenciais da região.

Imagem: @tampaamiga

O casal começou a espalhar a ideia pelo whatssap e logo muitos amigos e conhecidos se mobilizaram, dando vida ao Grupo nomeado por Tampa Amiga. A receptividade foi enorme e a aderência crescente. No primeiro mês o grupo conseguiu arrecadar 20 quilos de tampinhas e hoje giram em torno de uma tonelada e meia mensalmente.


Inicialmente, o grupo recolhia com os voluntários e logo conseguiram criar pontos de coleta. Armazenaram o estoque na própria garagem de casa por um ano e o transporte era feito por um amigo voluntário que possuía um caminhão. A seguir, com o Grupo já bem estabelecido, criaram, com a ajuda de voluntários, os perfis no Instagram e no Facebook para divulgarem melhor os acontecimentos e iniciativas do projeto. Hoje, com uma tonelada e meia por mês, o grupo consegue complementar a alimentação de 150 crianças e adolescentes da Escola Portuguesa e da ARS. Segundo a Dulce, o grupo está dividido em equipes e uma delas é voltada para educação ambiental, atuante nas escolas de Santos. Com essa proposta, nos contou que tiveram a oportunidade conversar com 200 crianças na última semana. Hoje o grupo ainda conta com um contêiner locado no espaço da ABOR em Santos, onde os voluntários ensacam as peças e carregam um caminhão duas vezes por mês.

Quando soubemos do Tampa Amiga a intenção foi imediata: queríamos contribuir na arrecadação e ajudar o projeto! A Dulce, que muito gentilmente nos explicou todo processo, logo de cada também topou e assim mais uma parceria nasceu. E nós estamos super felizes em divulgar para vocês que O Coletivo também será ponto de coleta. Admiramos iniciativas como essa e queremos, cada dia mais, incentivar projetos sócio-ambientais na Baixada. “Tenho certeza que desta forma podemos de fato fazer algo pela cidade e pelo nosso planeta.” reitera Aline Tolotti, idealizadora do Coletivo.

COMO DOAR? O grupo pede que as tampas sejam entregues limpas e preferencialmente separadas por cor (isso aumenta em 20% o valor da venda). A coleta será feita no Coletivo, que após cada edição, entregará toda arrecadação para o projeto.

E claro que, além da arrecadação nas edições do Coletivo, você continuar a ação entregando as tampinhas nos pontos de coleta espalhados na cidade. Todos endereços estão mencionados nos destaques do instagram do Tampa Amiga. Corre lá e já segue essa galera incrível!

Contamos com vocês! Guarde as tampinhas, espalhe essa ideia para seus amigos e leve tudo que conseguir para a próxima edição do Coletivo! Vamos nessa?

O Coletivo – feira de criativos | 08 e 09 de Junho, das 14h às 21h, na AABB
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s