Resenha: Todo Mundo Merece Morrer – Clarissa Wolff (2018)

Todo Mundo Merece Morrer, livro de estreia da escritora Clarissa Wolff, começa com um assassinato em um vagão da linha verde do metrô de São Paulo. Tudo o que temos é uma nota de jornal com poucas informações sobre a vítima e o destaque para o fato de que um dos passageiros evitou que mais pessoas fossem mortas.

Todo o primeiro capítulo nos apresenta Lucas, o “herói”, e narra seu dia até a chegada do momento decisivo da sua e de tantas outras vidas. O que nos leva a crer que a história é sobre ele e, possivelmente, o desdobramento de seu ato para si e para os outros.

A surpresa boa vem quando Clarissa subverte essa expectativa e passa a contar sobre as vidas das outras pessoas que estavam no vagão, mostrando como e em que condições cada uma chegou até ali. Assim sendo, não há espaço para um herói. Não há protagonismo em Todo Mundo Merece Morrer, o que faz certo sentido se pensarmos nesse título.

A autora elenca uma série de pessoas quebradas e de caráter duvidoso. Pode parecer que ela, em certa medida, justifica a ação do assassino, mas na verdade o que está sendo exposta é justamente a fragilidade do ser humano em sua total complexidade.

Porque ninguém está livre de cometer pecados diários, ninguém é perfeito ou cheio de boas intenções (aquelas, que preenchem aquele lugar). Todo mundo aqui é falho e alguns até mesmo criminosos. Ainda assim, na roleta russa do destino, apenas uma vítima foi feita. E como isso vai afetar a vida de cada um?

Acho que jamais saberemos.

Clarissa brinca com diferentes formas narrativas, sem perder a unidade da história. O jeito como vai traçando a personalidade de cada um nos faz sentir certa empatia e, ao mesmo tempo, raiva por cada uma daquelas almas atormentadas.

O trabalho pode muito bem ser encarado como um livro de contos, já que cada uma das histórias só se encontra no ponto final. É uma estreia promissora de uma escritora de 27 anos que parece ter muito mais a dizer. Ainda bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s