O lado escuro da bola

capa_o_outro_lado_da_bola

Ao descobrir que um ex-namorado foi brutalmente assassinado em um crime de homofobia, Cris, jogador de um dos maiores times do país e craque da seleção brasileira, resolve assumir publicamente sua homossexualidade para denunciar o acontecido e confrontar a torcida de seu próprio clube.

Essa é a premissa da Graphic Novel O Outro Lado da Bola, de Álvaro Campos e Jean Dias (Editora Record). O álbum conta o desenrolar dos dias seguintes ao anúncio e mostra um pouco do que é feito o submundo do futebol, lugar em que o que mais importa são contratos milionários e a manutenção do status quo.

Cris é cortado da equipe titular de seu clube, mesmo sendo o melhor jogador do elenco. Começam também os atritos com colegas de equipe religiosos. Seu lugar na seleção é imediatamente comprometido e contratos de patrocínio ficam ameaçados. O que leva o presidente do clube a confrontá-lo. Há ainda a crise familiar que surge com a revelação e as ameaças da sua própria torcida.

Sabiamente os autores decidiram falar sobre um time fictício para representar um dos maiores tabus do esporte, a homofobia no meio do futebol. Cris enfrenta tudo de frente quando decide não esconder mais quem ele é. Não é fácil em nenhum momento, mas ele sabe que algo precisa ser feito de forma contundente e ele usa seu poder midiático para tal feito.

Ao acompanhar também os dias seguintes do assassino, os autores mostram o efeito da homofobia até mesmo em que é homofóbico. Ninguém ganha com isso.

Com uma linguagem crua, O Outro Lado da Bola expõe uma ferida aberta em toda a sociedade e não somente no esporte. Quantos atletas deixam de expor quem realmente são em público por medo de reações violentas, por medo de perderem o que conquistaram pelo mérito próprio naquele esporte que escolheram como meio de vida?

A sociedade está mudando? A gente gosta de acreditar que sim, mas ainda são passos lentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s