Os enamoramentos

Todos os dias Maria Dolz precisa cumprir um ritual. Antes de subir para o escritório da editora em que trabalha lidando com ego de autores medíocres, ela senta-se em uma mesa do café que existe na mesma rua e observa um casal, que em sua quase pueril fantasia, chama de “o casal perfeito”.

Como espectadora da rotina do casal, ela enxerga o que nunca nem sonhou ter. E ao idealizar o que seria uma rotina sem percalços, ela se apegar aos dois mais do que ela gostaria, como se eles realmente e efetivamente fizessem parte de sua vida.

Até que o maior dos percalços acontece: A morte estupida de um deles.

Os Enamoramentos é o primeiro livro que li do escritor espanhol Javier Marias. A narrativa é tão densa quanto a história que ele conta. Poucos diálogos e longas linhas de raciocínio são a principal característica desse que é o mais elogiado dos trabalhos do autor.

Há certo momento da trama, por exemplo, em que ele usa ao menos quatro capítulos para uma cena, envolto que está nas elucubrações de sua protagonista. Mas não é a toa. A tal cena é peça chave na virada da história e o leitor sequer sente as páginas passarem.

Marias trata muito bem a natureza humana em seus mais superficiais e também nos mais profundos recantos. E faz isso de uma forma que podemos chamar no mínimo de interessante. A narradora é a própria Maria Dolz, mas ele magicamente faz com que, através de reminiscencias e suposições, ela conte coisas da trama que não aconteceram ou acontecem perto dela, como se estivéssemos na presença de um narrador em terceira pessoa onipresente.

Esse pequeno truque é o que torna Os Enamoramentos um livro instigante na mesma medida em que é difícil de ser lido sem que nos inquietemos. Característica presente nos maiores trabalhos da história da literatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s